5 Dicas Para Começar a Aprender Piano Hoje Mesmo!

5 dicas para começar a aprender piano

Aprender a tocar piano não é a tarefa mais simples do mundo, mas também não chega a ser impossível, por mais que você não tenha um professor.

Tendo um piano ou um teclado em mãos, é possível encontrar bastante material gratuito em blogs ou canais de vídeo como o YouTube. Se você quer aprender a tocar piano, basta um pouco de dedicação e treino!

Para tanto, hoje daremos cinco dicas interessantes para que você possa começar a aquecer os dedos e tocar piano de verdade. Vamos começar?

Aprenda primeiramente o mais básico

O piano é composto por um total de 88 teclas, sendo que há teclas brancas e pretas. As teclas brancas recebem o nome de naturais devido à sonoridade de cada tecla.

Já as teclas pretas são denominadas acidentes, uma vez que os sons não são naturais, e sim sustenidos ou bemóis. Isso parece grego para você?

Não se preocupe, vamos explicar!

Uma nota sustenida é um acidente. Ela é indicada pelo sinal # que precede a nota em uma partitura. Isso significa que a nota deve ser elevada em um semitom.

Já o bemol também é um acidente, e determina que a nota deva ser baixada em meio tom. O sinal lembra uma letra “b” e fica do lado esquerdo da nota. Enquanto um sinal de bequadro não aparecer em outra nota, o compasso todo deve ser mantido meio tom abaixo. Quando o bequadro aparece, as notas tornam a ser naturais.

Use o material disponível na internet ou em lojas de instrumentos musicais

 

Se você quer aprender a tocar piano e não tem como frequentar uma escola de música, não se desespere.

 

Há diversos materiais como vídeos e livros que podem ser encontrados na internet ou mesmo em lojas de instrumentos musicais.

 

Muitos desses livros irão ajudar você a compreender melhor a teoria básica, indo desde as escalas básicas até as músicas mais simples que você poderá começar a tocar sozinho.

 

Se você não gosta de ler ou se aprende melhor visualizando, então procure no YouTube materiais que ensinam a tocar piano. Existem diversos canais que oferecem um conteúdo muito interessante que não só ensina a prática como também a teoria.

 

Sem prática não dá

 

O piano possui 88 teclas. Se você quer aprender a tocar piano, comece então a aprender onde cada nota se localiza.

 

Como isso pode ser um pouco confuso no início, comece estudando a posição de cada tecla antes de estudar os acordes.

 

Se ajudar, cole um pequeno adesivo em cada tecla indicando qual é a nota em questão, tanto com as notas naturais quanto as bemóis.

 

Aprenda a tocar escalas antes de começar com as músicas

 

Para que você possa se familiarizar com as teclas, notas naturais e bemóis, comece a tocar escalas antes de partir para as músicas propriamente ditas.

 

As escalas não só darão uma boa base teórica como farão você entender melhor como funciona um compasso e como começar a tocar as músicas mais simples, além de também ajudar você a migrar dos acordes para a leitura de partitura.

Pratique mais

 

O piano não é um instrumento fácil de ser tocado. Portanto, pratique pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, pelo menos uma hora por dia.

 

Comece a tocar com partituras mais simples assim que você migrar dos acordes. Treine a velocidade com que consegue apertar as teclas e não deixe de continuar estudando teoria junto com a prática.

 

Não tente acelerar as coisas e pular lições importantes. Siga no passo a passo para que em breve você já esteja apto a tocar músicas mais difíceis!

 

Se você gostou das cinco dicas de hoje sobre como aprender a tocar piano, deixe a sua curtida abaixo e não se esqueça de compartilhar o post! Até breve e bom treino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *